Património Mundial da UNESCO (classificada como Património Cultural da Humanidade desde 1986), a cidade histórica de Évora "fundada" pelos romanos e denominada na época por Ebora Liberalitas Iulia, possui hoje um conjunto monumental de variado património cultural, construído e preservado ao longo do tempo.
Templo Romano de Évora - (Templo de Diana)
Construído no Séc. I D.C. em homenagem ao Imperador romano Augustus, é um dos marcos históricos do centro da cidade que foi classificado como Património Mundial pela UNESCO em 1986. É um dos símbolos mais significativos do qual restam "estes"vestígios da presença Romana em Portugal.
Capela dos Ossos
StartFragment
Do Fascínio sinistro e assustador a roçar o macabro, a Capela foi edificada no Séc XVII por iniciativa de 3 frades, do local onde inicialmente era o dormitório e sala de reflexão. Seu objectivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Um monumento espectacular e ÚNICO situado na Praça 1º de Maio e integrado na Igreja de São Francisco, é um ex-libris da cidade de Évora.
É uma experiência que vale a pena "viver"e partilhar...
EndFragment
....continuando nosso "Passeando" por Évora... (visualize as imagens em slide).
Visitámos um Excelente Museu /Exposição de Presépios dos quais vos deixamos alguns registos...(visualize as imagens em slide).
...Apontamentos...
E partimos, na rota do Vinho....(visualize as imagens em slide).
...também fomos à "descoberta" do Megalítico...Monumentos pré-históricos (Cromeleques)
e...com Provisório Adeus...